Fábrica do Rio Vizela com visita guiada esta quarta-feira

ATUALIDADE

A Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela abre as portas no próximo dia 21 de setembro, no âmbito da iniciativa “Fiando o tempo, tecendo o passado”. As inscrições são gratuitas.

A Câmara Municipal de Santo Tirso continua a promover o património industrial do concelho através de visitas guiadas ao passado das grandes fábricas do Vale do Ave.

No próximo dia 21 de setembro, entre as 14h30 e as 16h30, o convite é para conhecer a primeira unidade de fiação do país: a Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela, erguida em Vila das Aves, ainda no século XIX.

Tendo sido uma das mais relevantes e pujantes empresas da região, a Fábrica do Rio Vizela chegou a empregar mais de três mil pessoas, alimentando 31 624 fusos e cerca de 1 200 teares, nos anos de 1950.

Operava em toda a estrutura do setor têxtil, incluindo as áreas da fiação, tecelagem, tinturaria, acabamentos e confeção. Considerada o núcleo da indústria têxtil do Vale do Ave e principal motor do desenvolvimento económico e social do concelho de Santo Tirso, foi a grande impulsionadora da chegada do comboio à freguesia de S. Tomé de Negrelos.

A partir de 1990, a empresa viveu sempre em crise, acabando por encerrar a atividade em 2001. Recentemente, a Fábrica do Rio Vizela tem vindo a ganhar nova vida, com o regresso da atividade industrial ao complexo.

Desde julho que o programa “Fiando o tempo, tecendo o passado” promove visitas guiadas pelo património industrial do concelho.

O programa tem inscrição gratuita, mas obrigatória através do email museus@cm-stirso.pt, ou do telefone 252 809 120.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one + 20 =