Festival solidário traz Pedro Chagas Freitas e Sónia Araújo à Fábrica de Santo Thyrso

ATUALIDADE

Evento que decorre este fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, com entrada gratuita. Mercado do livro conta com a presença de autores como Pedro Chagas Freitas e Raul Min’alma, sendo que durante os dois dias personalidades como Sónia Araújo ou Fátima Lopes passarão pela Fábrica de Santo Thyrso.

O “Festival Culturissimo” é um evento de beneficência, que pretende estar de mãos dadas com a inclusão social, não só através da literatura e arte, mas também apoiando a ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, que terá no espaço um bar/alimentação patrocinado por várias entidades (E.Leclerc Lordelo-Guimarães, Grupo Bel, Coca-Cola Portugal, Midouro e Jordão Cooling Systems), onde o lucro das vendas reverterá a favor da ASAS. Os padrinhos desta 2ª edição são a apresentadora de televisão, Sónia Araújo, e o escritor vimaranense Pedro Chagas Freitas.

Os dois dias do evento serão dedicados ao público infantil e famílias, em que poderão contar com um mercado do livro, sessões de autógrafos, lançamento de livros, momentos de leitura, espetáculos musicais, teatro e jogos para toda a família. Momentos como leitura em braille, sessão de língua gestual portuguesa, e conversas/debates sobre a inclusão farão parte deste Festival.

O evento terá a participação de nomes como Pedro Chagas Freitas, Sónia Araújo, Raul Minh’alma, Fátima Lopes, Nuno Caravela, Jorge Pina, entre outros, bem como a participação de autores locais como Eugénio Bezerra, Alice Coutinho, Jorge Machado, António Assunção, e muitos mais. É um evento que além dos autores reconhecidos nacionalmente, dá oportunidade de divulgação de autores e editoras locais dos seus trabalhos.

No âmbito das comemorações do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República da Coreia e Portugal, a Embaixada da República da Coreia, como forma de promover e divulgar a cultura coreana estará presente nos dois dias do evento com exposições da sua cultura e atividades lúdicas. Dia 6, pelas 12h30, será a abertura oficial do evento com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso – Alberto Costa, com o administrador do E.Leclerc de Lordelo-Guimarães – Fabrice Lachize, com a Presidente da ASAS – Helena Oliveira e com o Embaixador da República da Coreia em Portugal – Song Oh, em que se fará a abertura da exposição da Embaixada, seguida por uma visita por todo o Festival e os diversos espaços e animações presentes.

O Festival Culturissimo 2021 trata-se de uma iniciativa do COMPETE 2020, no co-financiamento FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – através do Programa Garantir Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − 11 =