Xutos & Pontapés, Calema e Zé Amaro são cabeças de cartaz das Festas de São Bento

ATUALIDADE

Após dois anos de interregno no formato habitual, as Festas de S. Bento regressam às ruas de Santo Tirso de 7 a 11 de julho, com os Xutos & Pontapés, Calema e Zé Amaro como cabeças de cartaz dos concertos que terão lugar na Praça 25 de Abril.

O programa das Festas de S. Bento de 2022 marca, também, o regresso de iniciativas com animação garantida como o “Há Baile no Largo”, que contará com seis DJs convidados para três noites de dança no Largo Coronel Baptista Coelho.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “trata-se de um programa que foi pensado para todos os tipos de público, desde os mais jovens aos mais velhos, e que garante um regresso em pleno daquela que é a principal romaria do concelho”.

“Após dois anos de pandemia, a Câmara Municipal, juntamente com a Comissão de Festas, preparou cinco dias de festa que, certamente, vão atrair não só os tirsenses, mas também muitos visitantes de fora”, acrescenta o autarca.

As festas arrancam, na manhã do dia 7 de julho, com uma Alvorada Festiva a que se seguirá, a partir das 21h00, uma Arruada de Bombos do Concelho em desfile pela cidade. Nessa mesma noite, às 22h30, o Palco dos Artistas Tirsenses, instalado na Praça dos Carvalhais, acolhe um concerto de Serafim Ferreira.

No dia seguinte, sexta-feira, a noite de festa arranca, às 21h00, com a atuação de Lando, no Palco dos Artistas Tirsenses, e prossegue, a partir das 22h00, com o espetáculo de Zé Amaro, no palco da Praça 25 de Abril. A partir das 0h30, realiza-se um Espetáculo Piromusical, no Largo Abade Pedrosa. A primeira noite de “Há Baile no Largo”, que se prolonga das 0h00 às 03h30, estará a cargo dos Djs Pedrinho K e DJ Pette.

No sábado, 9 de julho, o dia começa, pelas 9h00, com um desfile pela cidade do Grupo de Zés P’reiras “Os Delaenses”. Às 11h00, realiza-se, no átrio da Câmara Municipal, a Sessão Comemorativa do 37º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade. A partir das 16h00, o Palco dos Artistas Tirsenses recebe Patrocínia Costa e José Morais Silva, seguindo-se, às 21h00, a atuação de Zebra Libra. Mais tarde, às 22h00, sobem ao palco da Praça 25 de Abril os Xutos & Pontapés, naquele que será um dos momentos mais aguardados de todo o programa. No final do concerto, às 00h30, realiza-se um Espetáculo de Fogo de Artifício sobre o rio Ave. A partir da meia-noite, os Echo Sound DJs e Viktor Soul são os responsáveis pela música no “Há Baile do Largo”.

No domingo, 10 de julho, realizam-se as Missas Dominicais, na Igreja Matriz, às 09h00, 11h30 e 19h00. Da parte da tarde, às 16h00, a Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Vilela sobe ao Palco dos Artistas Tirsenses, onde atuarão, também, a partir das 21h00, os GinFizz. Para as 22h00, na Praça 25 de Abril, o palco está reservado para os Calema. No final do concerto, a partir das 0h00, a animação regressa ao Largo Coronel Baptista Coelho para a última noite de “Há Baile no Largo”, com DJ Artur e Los Bravos na música.

No dia 11 de julho, Feriado Municipal, a partir das 5h00, realiza-se a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as Missas em Honra de S. Bento às 07h00, 09h00 e 11h00, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 19h00, com a Missa Solene em Honra de S. Bento, na Igreja Matriz.

Nesse mesmo dia, às 16h00, têm início, no Palco dos Artistas Tirsenses, as atuações do Duo Polifonia e do Grupo Lusosom. Às 21h00 será a vez de atuar Marta Miranda. Para as 22h00 está marcada uma Noite de Fado, na Escola Agrícola, com a fadista Maria Emília.

O programa das Festas de S. Bento inclui, ainda, a realização, no dia 10 de julho, do 18º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave, organizado pelo Clube de Pesca Desportiva Além Rio com o apoio da Câmara Municipal.

Nos dias 9 e 10, realiza-se, no Pavilhão Desportivo Municipal, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão AGN e Campeonato Nacional Universitário AGN, organizado pela Associação de Ginástica do Norte e pelo Ginásio Clube de Santo Tirso, com o apoio da Câmara.

De 7 a 10 de julho, o Clube Thyrsense apresenta a Exposição de Colecionismo “S. Bento”. Entre os dias 9 e 11, das 15h00 às 22h00, decorre o Bazar d’Artes & Ofícios, na Praça dos Carvalhais.

O programa das Festas de S. Bento 2022 inclui, ainda, o Concurso de Montras de S. Bento, promovido pela Câmara Municipal em colaboração com o comércio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − 8 =