D. José Cordeiro é o novo arcebispo primaz de Braga

ATUALIDADE

O até agora bispo de Bragança-Miranda foi a escolha do Papa Francisco para suceder a D. Jorge Ortiga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.

D. José Cordeiro foi nomeado pelo Papa Francisco para suceder a D. Jorge Ortiga na Arquidiocese de Braga. O atual bispo de Bragança-Miranda deixa, assim, a diocese transmontana para assumir aquela a que pertence a paróquia de São Miguel das Aves.

Nascido em Angola, D. José Cordeiro foi consagrado bispo em 2011 tendo-lhe sido atribuída a diocese de Bragança-Miranda que dirigia até hoje.  O novo arcebispo de Braga tem licenciatura em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, e licenciatura e doutoramento em Liturgia, pelo Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.

Durante a década em que esteve à frente da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro esforçou-se por modernizar a Igreja, em termos de evangelização e comunicações, e no combate à desertificação da região, uma preocupação que se agravou durante a pandemia. É um dos poucos bispos com presença nas redes sociais, incluindo no Facebook, onde interage com frequência.

Assume agora o cargo na arquidiocese de minhota, uma das mais importantes em todo o país, pela sua relevância histórica.

Fonte: Rádio Renascença

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 5 =