O até agora bispo de Bragança-Miranda foi a escolha do Papa Francisco para suceder a D. Jorge Ortiga, que há mais de dois anos pediu a resignação por motivos de idade.
D. José Cordeiro foi nomeado pelo Papa Francisco para suceder a D. Jorge Ortiga na Arquidiocese de Braga. O atual bispo de Bragança-Miranda deixa, assim, a diocese transmontana para assumir aquela a que pertence a paróquia de São Miguel das Aves.
Nascido em Angola, D. José Cordeiro foi consagrado bispo em 2011 tendo-lhe sido atribuída a diocese de Bragança-Miranda que dirigia até hoje. O novo arcebispo de Braga tem licenciatura em Teologia, pela Universidade Católica Portuguesa, e licenciatura e doutoramento em Liturgia, pelo Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.
Durante a década em que esteve à frente da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro esforçou-se por modernizar a Igreja, em termos de evangelização e comunicações, e no combate à desertificação da região, uma preocupação que se agravou durante a pandemia. É um dos poucos bispos com presença nas redes sociais, incluindo no Facebook, onde interage com frequência.
Assume agora o cargo na arquidiocese de minhota, uma das mais importantes em todo o país, pela sua relevância histórica.
Fonte: Rádio Renascença