Câmara de Santo Tirso suspende festas de São Bento e eventos até 30 de setembro

ATUALIDADE

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai prolongar o cancelamento de eventos promovidos ou apoiados pela autarquia até 30 de setembro. A decisão foi tomada esta segunda-feira, depois de ouvida a Subcomissão Municipal de Proteção Civil – da qual fazem parte as autoridades de saúde, ACES Santo Tirso/Trofa, Centro Hospitalar do Médio Ave e delegado de saúde, as forças de segurança (PSP, GNR e Polícia Municipal) e os agentes de proteção civil, a Segurança Social, entre outros -, reunida em videoconferência.

“Foi uma decisão difícil, até porque a suspensão das atividades implica a não realização das Festas de São Bento, de longe a data mais importante do calendário do Município, assente numa importante tradição religiosa” refere Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

No entanto, o autarca esclarece que a decisão está em linha não só com “a proibição de realização de festivais de música e espetáculos, até 30 de setembro, deliberada pelo Governo no último Conselho de Ministros”, mas também com “o adiamento para o próximo ano de procissões, festas e concentrações religiosas, determinado pela Conferência Episcopal Portuguesa, a 2 de maio”.

“Apesar termos entrado numa fase de desconfinamento, no país e no Município, enquanto não houver uma vacina para a Covid-19, a única coisa que temos como certa para evitar o contágio é o distanciamento social, pelo que não é prudente, no médio prazo, a realização de eventos que juntam milhares de pessoas nas ruas”, acrescenta Alberto Costa.

Entre as várias atividades suspensas até 30 de setembro, e para além das Festas de São Bento que se celebram a 11 de julho, feriado municipal, também o Santo Tirso a Cores e o Passeio Anual Sénior, previstos para setembro, não terão lugar este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fourteen + 16 =