[Convívio Literário – Escola D. Dinis] Uma iniciativa verdadeiramente inesquecível

ATUALIDADE

A Escola Básica e Secundária D. Dinis, em Santo Tirso, acolheu, no dia 17 de maio, uma iniciativa verdadeiramente inesquecível – um encontro literário protagonizado pelo escritor português Alberto S. Santos e pela escritora espanhola Conchi de Sousa Mateos.

Deve-se ao Jornal «Entre Margens» e, em particular ao Dr. Luís Américo Fernandes, que contou com a colaboração de várias entidades, inclusive da Câmara Municipal de Santo Tirso, a excelente iniciativa de promover este evento. 

Os alunos da Rádio Escola da EBSDD, sob a orientação dos professores dinamizadores Maria Augusta Monteiro, Paula Pinto e Pedro Sá, destacaram-se na concretização da iniciativa, pois tiveram a oportunidade de receber, apresentar e entrevistar os escritores e outros convidados.

Iniciou-se este encontro com um momento de convívio entre os participantes, incluindo a Diretora do Agrupamento D. Dinis, Dra. Cláudia Soares, à volta de uma mesa (à boa maneira portuguesa), onde não faltaram os afamados e deliciosos jesuítas.

Os jovens «jornalistas» da Rádio Escola conduziram a conversa, tendo iniciado o encontro com a apresentação dos convidados e deram a palavra ao Dr. Luís Américo Fernandes que explicou as originais circunstâncias que o levaram a planear este convívio literário. 

Na verdade, conhecendo os dois escritores, mantendo contactos com ambos e entretendo-se a traduzir alguns dos textos para português, no caso de Conchi de Sousa Mateos, surgiu esta interessante ideia.

Quanto à escritora espanhola, residente atualmente na Corunha, soube-se que tem ascendência portuguesa, com raízes familiares em Vila das Aves, embora, como a própria referiu, só tenha estado em Portugal em criança. 

Alberto S. Santos é um conhecido escritor, advogado, conferencista e político português, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Penafiel durante doze anos e fundador do conhecido Festival Literário «Escritaria». 

Os mais recentes romances destes escritores, «Meiga, en tiempo de Dalias» e «Amantes de Buenos Aires», de Conchi de Sousa Mateos e Alberto S. Santos, respetivamente, dominaram a tertúlia. 

Curiosamente, ambos os romances têm como ponto de partida factos históricos que ocorreram em Espanha, no entanto, no decorrer da narrativa, os autores interligaram a realidade com a ficção. 

Ainda hoje, passados tantos anos desde os acontecimentos narrados no início do século XX, os temas continuam a interessar aos leitores: o casamento entre duas mulheres («Amantes de Buenos Aires») e o desaparecimento de uma criança («Meiga, en tiempo de Dalias»). 

O convívio foi sempre animado com brilhantes intervenções de alunos da Escola Básica e Secundária D. Dinis. 

Os alunos do Clube de Teatro, com a orientação da professora Manuela Oliveira, recriaram, através de uma dramatização, algumas cenas muito emotivas da obra de Alberto S. Santos; os alunos de Espanhol, da professora Telma Gonçalves, leram excertos da obra de Conchi de Sousa Mateos; os alunos de Literatura Portuguesa, da professora Paula Neves, leram textos e colocaram questões aos convidados e houve, ainda, belos momentos de música protagonizados pelas alunas Milena Neves e Denise Fonseca. 

A reportagem fotográfica também esteve a cargo da equipa de reportagem da Rádio Escola D. Dinis, nove alunos da turma 12.ºG, do curso de Artes Visuais.

Efetivamente, num ambiente agradável e inesquecível, foi possível proporcionar aos alunos diferentes aprendizagens, designadamente, promover o seu espírito crítico, fomentar o gosto pela literatura e pela cultura, aumentar o seu interesse por escritores e pela sua obra, praticar as suas competências em línguas estrangeiras, inteirar-se da organização de eventos e, sobretudo, gostar de ouvir quem detém o saber e sabe contar histórias.

Merecem as maiores felicitações os promotores da iniciativa, em especial o Dr. Luís Américo Fernandes do Jornal «Entre Margens», e esperamos pelo segundo convívio literário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − 9 =