Projeto da Universidade Sénior de Vila das Aves em exposição no Porto

ATUALIDADE

Trabalho final da licenciatura em fotografia na ESMAD de Teresa Ribeiro e Ari Mouroa centrado na relação dos alunos da Universidade Sénior de Vila das Aves com o ato fotográfico está em exposição no Centro Português de Fotografia, na cidade do Porto.

O dia em que a Universidade Sénior de Vila das Aves deu entrada no Centro Português de Fotografia, localizado na antiga cadeia da Relação, junto aos Clérigos, na cidade do Porto, foi um momento que ninguém quis perder.

O produto de meses de trabalho e partilha na Escola de Cense, sob a batuta de Teresa Ribeiro e Ari Mouroa, foi agora transposto para uma exposição realizada no âmbito dos projetos finais da licenciatura de fotografia da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e a satisfação era impossível de esconder.

A comitiva da Universidade Sénior deslocou-se à ‘Invicta’ de comboio e coloriu de entusiasmo a sessão de abertura da mostra que ocupou uma sala do Centro Português de Fotografia, onde o projeto desenvolvido em território avense dividiu com outros estudantes finalistas. Mas a festa, essa, fez-se no canto à direita, mesmo à entrada da sala.

Nas paredes, cinco dos retratos capturados pela dupla que compõe o coletivo Terrário, um televisor com as entrevistas realizadas e os livros que agregam todo o material. Nos expositores, os trabalhos da autoria dos alunos: as cianotipias e as fotografias do quotidiano.

Como ficou patente durante a abertura da exposição, Teresa Ribeiro e Ari Mouroa, mais do que sessões de fotografia, criaram uma comunidade que se abriu à experiência e ao ato de partilha e com isso fortaleceram os laços entre si.

Mais do que orgulho, entre os presentes sentia-se o espírito de camaradagem que só um projeto bem conduzido consegue extrair. Não é apenas o produto final que fala por si, embora o pudesse fazer. É toda a experiência que cativou a imaginação de quem nela entrou de alma e coração. Isso, por si só, é imensurável. A exposição estará patente no Centro Português de Fotografia até ao mês de novembro. Depois, toda a coleção de trabalhos composta por todos os alunos será organizada numa outra mostra, maior, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, ainda sem data fixada para o efeito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two + eleven =