Concessão de estacionamento em Santo Tirso já entrou em vigor

ATUALIDADE

Processo vindo de 2018 culmina agora com a entrada em vigor de novas tarifas e zonas concessionadas. Parque inferior da câmara passa a ser pago, mas a feira continua gratuito. Primeira fase de entrada em vigor será dirigida à sensibilização da população sobre os novos procedimentos.

A informação foi avançada pela Câmara de Santo Tirso ao início da tarde através de comunicado, explicando que “o novo sistema de gestão visa promover uma maior rotatividade do estacionamento no centro da cidade, dando resposta a uma necessidade há muito reclamada pelo comércio local.”

Mais, vem ainda modernizar todo o serviço, designadamente com a entrada em funcionamento da aplicação “Via Verde Estacionar”, uma aplicação é gratuita e pode ser instalada num telemóvel, dispensando a necessidade de moedas e permitindo pagar apenas o tempo de estacionamento efetivamente utilizado. Entre outras vantagens, os utilizadores poderão prolongar a duração do estacionamento, sem precisarem de se deslocar até à sua viatura.

Com a entrada em funcionamento da concessão do estacionamento foram, também, substituídos todos os parcómetros, nos locais onde já existiam, por equipamentos de última geração, cuja utilização é mais fácil e intuitiva.

A tarifa do estacionamento de rua, no horário das 9h às 19h (dias úteis), passa a ter um custo de 60 cêntimos/hora, na zona central da cidade. Nas ruas adjacentes, o valor aplicado é de 50 cêntimos/hora. Passa, também, a ser pago o estacionamento no parque inferior da Câmara Municipal e no parque da Rua do Retiro (junto à piscina municipal), onde é aplicada uma taxa de 60 cêntimos/hora. Valores que, sublinha a autarquia, “são inferiores ao da média das tarifas aplicadas na Área Metropolitana do Porto e noutros municípios vizinhos de Santo Tirso.”

Os restantes seis parques de estacionamento existentes mantêm-se gratuitos, estando prevista a pavimentação do parque da Rua Nova da Telheira, cuja obra arrancará antes do final de julho, e a beneficiação do Parque da Feira, também este ano, que irá envolver o aumento do número de lugares e a criação de melhores condições de parqueamento.

O contrato de concessão do estacionamento em Santo Tirso é um processo que transita de 2018, mas que só agora entra em vigor devido à situação pandémica e, também, após a renegociação entre o Município e a empresa concessionária “Esse”. O acordo alcançado resultou numa redução da área concessionada inicialmente prevista e o aumento da duração da concessão para 15 anos.

Mais informação sobre o tarifário, a área concessionada e contactos para apoio aos cidadãos pode ser consultada em www.cm-stirso.pt.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − 15 =