António Costa anunciou ainda que o teletrabalho deixa de ser obrigatório. Uso de máscara continuará em vigor na maioria das situações.
O Conselho de Ministros trouxe novidades sobre as próximas duas fases de desconfinamento que se vão prolongar pelos meses de verão, julho e agosto, sendo que o ponto de situação pandémica continuará a ser avaliada semanalmente.
NOVAS MEDIDAS DE DESCONFINAMENTO
A partir de 14 de junho, as regras serão as seguintes:
- Teletrabalho recomendado nas atividades que o permitam, ou seja, deixa de ser obrigatório;
- Restaurantes, cafés e pastelarias mantém o máximo de 6 pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas, mas têm até à meia-noite para admissão e 1h00 para encerramento;
- Comércio vai ter horário do respetivo licenciamento, ou seja, sem restrições;
- Transportes públicos passam a cumprir lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação nos transportes que funcionem exclusivamente com lugares sentados;
- Espetáculos culturais passam a poder ocorrer até à meia-noite, sendo que as salas de espetáculos terão de respeitar lotação a 50% e, fora das salas de espetáculo, serão necessários lugares marcados e com regras a definir pela DGS.
- Escalões de formação e modalidades amadoras passarão a ter público com lugares marcados e regras de distanciamento definidas pela DGS.
- Recintos desportivos passam a ter público, com 33% da lotação.
A partir de 28 de junho, as medidas serão as seguintes:
- Lojas de Cidadão passam a operar sem marcação prévia;
- Transportes públicos sem restrição de lotação.
- Escalões desportivos profissionais ou equiparados vão passar a ter público com outras