Palheta Bendita com influência galega este fim de semana

ATUALIDADE

Festival inicia-se hoje, dia 6, e estende-se até amanhã. Do programa constam concertos, oficinas, apresentações de livros e a habitual animação em torno das músicas e danças tradicionais.

Pablo Carpinteiro e Rosa Sanchez são um dos duetos de gaiteiros mais conhecidos e respeitados na Galiza. Na noite de sexta-feira, 6 de maio, apresentam-se no Club Thyrsense para o concerto de abertura da 15ª edição do Palheta Bendita, no âmbito da qual se apresentará também a Escola de Gaitas da Ponte velha.

Na noite de sábado, dia 7, mais um galego em destaque, o músico Germán Diaz que apresentará um espetáculo em torno de três instrumentos de manivela: a sanfona, a caixa de música e o realejo. Este concerto acontece também às 21h30, mas no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (vermelhos). Espaço no qual Germano Diaz dará depois lugar ao Duo ao Quadrado para um concerto/baile em que os protagonistas serão um violino de 4 cordas, uma guitarra de 6, um bandolim de 8 e uma concertina de 38 botões, mais percussões.  

Prevista para o final do ano passado, mas, entretanto, adiada para este fim de semana em virtude das (ainda) restrições impostas pela pandemia, esta edição do Palheta Bendita integra ainda uma noite com DJ Gaiteirinho (sexta-feira, às 23h59 no Carpe Diem Bar); uma tarde, no sábado, de oficinas a realizar entre as 14h00 e as 17h00 na Escola de Música Tradicional da Ponte Velha; espaço que acolhe ainda nessa tarde, a partir das 18h00, a apresentação dos livros “Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um Projeto de Recolha e Divulgação do NEFUP” e “The Essence of Tradicional Sound” por Alexandre Cadarso Suárez.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Tirsense com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso, termina com a já habitual foliada/jam session na Associação Amigos do Sanguinhedo (sábado, às 23h59).

Todas as atividades são gratuitas sendo, no entanto, necessária a reserva dos bilhetes através do email palheta.bendita@gmail.com. Informações e inscrições para as oficinas podem, também, ser feitas através dos contactos 926 850 624 ou 917 883 031.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × four =