Jorge Sampaio, o exemplo de uma geração

Castro Fernandes CRÓNICAS/OPINIÃO

Falar do Presidente Jorge Sampaio na sua plenitude, num simples artigo, é um exercício muito arriscado que vou tentar fazer um esboço tendo em conta as características de uma personalidade com tanto valor. Começo por recomendar aquela que considero a sua melhor biografia, JORGE SAMPAIO, Uma biografia, escrita por José Pedro Castanheira.

Claro que não vou escrever sobre a história da vida de Jorge Sampaio, vou limitar-me a alguns curtos relatos dos contactos que fui tendo com ele ao longo da minha vida. Conheci Jorge Sampaio, que se filiou no PS em 1978 a convite de Mário Soares, quando se candidatou a Secretário Geral do PS, em 1989, e a partir daí acompanhei todo o seu percurso político. Depois de eleito Secretário Geral do PS e não tendo conseguido nomear um candidato a Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assumiu ele próprio a posição de cabeça de lista e obteve uma grande vitória política graças à histórica coligação com o PCP. O seu grande opositor foi Marcelo Rebelo de Sousa com quem passou a ter um relacionamento político privilegiado.

Em 1993 foi reeleito com um resultado que foi o melhor resultado de sempre obtido por um candidato à Câmara Municipal de Lisboa. Em 1995 decidiu candidatar-se a Presidente da República sendo eleito em 1996 à primeira volta. Em 2001 foi reeleito Presidente da República tendo terminado os seus mandatos em 2006. Este um curtíssimo resumo da sua a atividade política interna sem tocar na sua vastíssima atividade em termos de política externa.

“O Presidente Jorge Sampaio marcou toda uma geração e vai deixar para o futuro um legado único que marcará as gerações vindouras”

Castro Fernandes

Desde que assumiu em 1996 a Presidência da República, Jorge Sampaio esteve oficialmente várias vezes no concelho de Santo Tirso. Foi claramente o Presidente da República que mais vezes visitou Santo Tirso. Visitou pela primeira vez Santo Tirso, em 23 de novembro de 1996, onde apreciou iniciativas nas áreas da cultura e do ambiente.

Em 20 de Janeiro de 1998 visitou, em Vila das Aves, a Escola da Ponte, tendo esta visita sido inserida no âmbito da semana da educação. No dia 24 de maio de 2000, Jorge Sampaio visitou Santo Tirso no âmbito dum convite mais alargado da AMAVE, de que eu era então presidente, tendo visitado a Fábrica de Santo Thyrso onde assistiu à apresentação do PUMA (Plano de Urbanização das Margens do Ave), seguindo depois para a Biblioteca Municipal, onde analisou atentamente a maqueta da urbanização da Quinta de Gião, tendo depois estado na Escola Agrícola. Em 14 de Dezembro de 2002, Jorge Sampaio, que se havia retirado dos atos inaugurativos, acedeu vir a Santo Tirso inaugurar o Pavilhão Desportivo Municipal, a maior e melhor infraestrutura desportiva multiusos do concelho.

No âmbito da política partidária e das campanhas presidenciais Jorge Sampaio esteve várias vezes em Santo Tirso tendo acompanhado Mário Soares na candidatura presidencial ao segundo mandato em 1991. Ainda em 1991 esteve em Santo Tirso no âmbito da campanha eleitoral para as legislativas. Em 1996, aquando da campanha para as eleições presidenciais, teve uma recepção apoteótica em Santo Tirso tendo sido acompanhado por um verdadeiro banho de multidão até à sede de candidatura na Av. Sousa Cruz. Recorde-se a vitória histórica de Jorge Sampaio na primeira volta, contra Cavaco Silva, nas eleições presidenciais de 1996. Em 2001 concorreu ao segundo e último mandato presidencial tendo estado novamente em Santo Tirso.

Muito mais havia a dizer sobre o Presidente Jorge Sampaio que me chegou a surpreender, sem dizer absolutamente nada, quando apareceu enquanto cidadão, com a família, para almoçar no Restaurante Tirsense sem consentir que alguém lhe pagasse a conta. Há muitas outras histórias que se poderiam contar como os amáveis convites que me fez para me deslocar ao Palácio de Belém para saber o que ia acontecendo pela nossa região que ele acompanhava muito, pois o pai era de Guimarães e tinha sido Diretor Geral da Saúde.

O Presidente Jorge Sampaio marcou toda uma geração e vai deixar para o futuro um legado único que marcará as gerações vindouras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − 10 =