Jardim de Infância das Fontainhas vence concurso eco-escolas

ATUALIDADE

Passatempo “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” foi promovido pelo Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa em parceria com a Tetra Pak e a Compal.

Aprender a reciclar desde miúdos. O Jardim de Infância das Fontainhas, em Vila das Aves, foi um dos vencedores do passatempo “Constrói o teu Ecoponto Amarelo e Recicla” promovido pelo Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa em parceria com a Tetra Pak e a Compal. No total, foram eleitos 6 vencedores e atribuídas ainda 5 menções honrosas.  

No primeiro escalão (jardins de infância e escolas de 1º ciclo) as escolas premiadas foram a Associação Externato Santa Joana, em Sesimbra, a Escola EB1/PE do Covão e Vargem em Câmara de Lobos e o Jardim de Infância das Fontaínhas em Vila das Aves, Santo Tirso.

No segundo escalão (escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive) as escolas premiadas foram Escola Básica e Secundária de Ourém, em Ourém, a Escola EB 2,3 de Gualtar em Braga e a Escola Superior de Comunicação Social e Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa

O concurso teve como objetivo sensibilizar de forma lúdica e divertida a população estudantil para a importância da reciclagem, incentivando a deposição das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo. O desafio consiste na criação de Ecopontos Amarelos criativos.

Considerando que os principais objetivos da iniciativa eram: (in)formar sobre a importância da correta deposição das embalagens; (in)formar sobre a importância da reciclagem como o 3ºR; (in)formar sobre o significado do selo FSC; construir ecopontos que possam ser utilizados na escola e reutilizar materiais, com os projetos executados o júri considera que os mesmos foram atingidos.

Toda a organização do concurso conclui que o saldo é extremamente positivo, uma vez que todos os envolvidos adquiriram uma maior e melhor perceção da importância da reciclagem e que agora poderão fazê-la corretamente, colocando todas as embalagens da Tetra Pak no contentor amarelo, para que lhes seja atribuída uma nova vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two × five =