Subsídio camarário para as corporações de bombeiros aumenta 74%

ATUALIDADE

Verba atribuída pelo município de Santo Tirso às corporações de bombeiros de Santo Tirso (Vermelhos), Tirsenses (Amarelos) e de Vila das Aves passa de 23 mil para 40 mil euros.

“Esta é, acima de tudo,uma medida justa que vai permitir garantir um maior grau de operacionalidadedas nossas corporações”, explica o presidente da Câmara Municipal de SantoTirso, Alberto Costa.

O autarca refere aindaque este aumento estava a ser dialogado há já algum tempo, razão pela qual nãotinha ainda sido deliberada em reunião de Câmara a atribuição do subsídio anualaos bombeiros. “É uma decisão que estava a ser analisada de forma a perceberqual o compromisso que a Câmara podia assumir. Do diálogo que estabelecemos comas três corporações chegámos à conclusão de que este é um valor adequado, e aatual saúde financeira do Município permite-nos avançar com a medida”, explica.

Carlos Oliveira,presidente dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em representação das trêscorporações, destaca “mais do que o valor em si, a disponibilidade demonstradapor parte da Câmara Municipal”. “Estamos satisfeitos, regozijamos pelasensibilidade e vontade demonstrada nos encontros de trabalho que tivemos e quepermitiu chegarmos até aqui” refere.

A câmara de Santo Tirso passa, assim, a atribuir um subsídio total anual de 120 mil euros aos bombeiros das três corporações do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.

A este valor somam-se outras verbas concedidas pela Câmara Municipal deSanto Tirso, entre as quais se destaca o financiamento das Equipas deIntervenção Permanente (EIP), para garantir uma prontidão na resposta àsocorrências de socorro à população.

O Município garante ainda apoio através da atribuição de bolsas de estudo ede seguros, bem como benefícios através do Cartão Municipal do Bombeiro, criadoem 2017, e que permite aos bombeiros ter acesso a isenção ou redução de taxasrelativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação,prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, e acessogratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela Câmarade Santo Tirso.

Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro podem ainda contar com uma redução de 50 por cento nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − 13 =