Vai nascer um festival de arte, música e arquitetura em Vila das Aves

ATUALIDADE DESTAQUE

Certame organizado pelo IAI Coletivo está agendado para 6 de setembro, no parque do Amieiro Galego, e pretende aliar expressão artística com intervenção no espaço público.

Quando em novembro do ano passado Carlos Ferreira apresentou aos avenses a projeto do IAI Coletivo, como muito mais do que um atelier de arquitetura, querendo afirmar-se enquanto hub criativo para a vila, a ideia de um festival já germinava. O que podia não estar nos planos era que a intenção se materializasse tão rapidamente.

Ora, no próximo dia 6 de setembro, o parque do Amieiro Galego vai acolher o “À Margem”, festival de arte, música e arquitetura que pretende colocar em evidência pontes entre as várias expressões artísticas e a intervenção no espaço público através da arquitetura.

Neste “ano zero”, tudo vai girar em torno da música, explorando a “sinergia” do espaço através dos “palcos que serão desenhados pelos membros do IAI” com um cartaz que percorra o jazz ao pop, disco ao rock, eclético, mas com pés em cabeça. “Queremos que o espaço em si consiga captar as pessoas e trazer influências novas”, afirma Carlos Ferreira, em conversa com o Entre Margens.

Partindo daqui, nos anos seguintes, o objetivo é alargá-lo a outros espaços da vila, unindo o Amieiro Galego, ao Verdeal, passando pelo coração da freguesia, nas Fontainhas, como evento multipolar e verdadeiramente descentralizado.

“Não queremos dar um passo maior do que a perna, mas gostava de no futuro intercalar o festival com intervenções no espaço público a meio do ano e surpreender quem cá anda a caminhar com alguma coisa nova”.

Mesmo que o conceito não seja óbvio à partida, a ideia foi bem recebido pelas entidades públicas e privadas a quem o coletivo “bateu à porta” e vai assim trazer um projeto “ambicioso” a uma vila a precisar de momentos de exploração.

“Para mim este projeto é o reflexo daquilo que acredito deve ser a arquitetura. É um projeto a longo prazo que acredito vai correr bem neste primeiro ano e terá um futuro risonho”, asseverou o rosto de um coletivo diverso e empenhado.

O festival “À Margem” terá seu cartaz oficialmente revelado brevemente. Para já ficam as datas e o local. Dia 6 de setembro, com início ao fim da tarde e entrada pela noite dentro, no Parque do Amieiro Galego.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 15 =