Escola Básica da Costa vence desafio “Seguros e Cidadania”

ATUALIDADE

Concurso de educação financeira oferece um computador à biblioteca da Escola Básica da Costa, em Santo Tirso. 

O desafio “Seguros e Cidadania” resulta da colaboração entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), inserido no projeto “No Poupar Está o Ganho”, dedicado à educação financeira nas camadas jovens. A Escola Básica da Costa, em Roriz, Santo Tirso, foi uma das quatro escolas premiadas.  

As turmas das escolas abrangidas pelo projeto educativo foram desafiadas a pensar e a explorar o tema dos seguros, enquadrados na temática educação financeira, promovida pelo “No Poupar Está o Ganho”. Os trabalhos mais criativos e explicativos foram distinguidos com o primeiro lugar, arrecadando um computador para a biblioteca das suas escolas

As escolas vencedoras são a Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, Escola Básica da Costa, em Santo Tirso, Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, e Escola Básica e Secundária Santos Simões, em Guimarães.  

O projeto “No Poupar Está o Ganho”, concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, é um programa implementado ao longo do ano letivo, que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar. Destina-se a todos os ciclos de ensino, centrando-se em três eixos fundamentais: a transmissão de conhecimentos financeiros, o desenvolvimento de competências, a mudança de atitudes e comportamentos com base em decisões informadas e financeiramente corretas.  

O projeto surgiu da necessidade cada vez mais precoce e complexa dos jovens tomarem decisões de foro financeiro na sua vida. Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, afirma que, por esse motivo, “é, sem dúvida, fundamental capacitar as crianças e os jovens dos conhecimentos e das competências necessárias a uma correta tomada de decisão, tendo em vista a gestão do seu dinheiro, hoje e no futuro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − 1 =