[Editorial] Muito obrigado a quem sempre nos apoiou

ATUALIDADE Diretor

O governo anunciou há dias um “pacote” de medidas de apoio ao setor da comunicação social. O objetivo é ajudar o setor a enfrentar os desafios atuais, que afetam a sustentabilidade das empresas e a estabilidade dos trabalhadores, o que coloca em risco o pluralismo, a liberdade de expressão e a liberdade de informar, pilares fundamentais da democracia.

São medidas relevantes para os órgãos de informação locais as que se referem à publicidade institucional dos fundos europeus e das deliberações autárquicas, à bonificação de assinaturas, e o aumento do apoio à distribuição (comparticipação nas despesas de correio, conhecido como “porte pago”).

Todos os apoios são, naturalmente, bem-vindos e espera-se rapidez no processo. Mas o apoio maior que temos e que queremos aqui salientar, é o apoio dos assinantes fiéis cuja participação na sustentação do jornal é fundamental. É esse apoio, revelado no pagamento pronto da assinatura, que mostra que o jornal é lido e apreciado. Sem leitores, tudo o restante é sem sentido e muito gratos ficaremos a cada um dos nossos fiéis leitores que nos possa indicar o contacto de familiares e amigos a quem possamos começar a enviar o jornal, para alargar a nossa base de apoio. Note que o contacto pode ser um endereço de correio ou um endereço de correio eletrónico, pois podemos também enviar o Entre Margens em formato digital.

Não podemos deixar passar a oportunidade de agradecer, também, o apoio de um conjunto de mecenas, que, sem referências nem contrapartidas, tem sido fundamental para a continuidade do jornal. Agradecemos também às empresas que utilizam o jornal como veículo publicitário.

Um dos pontos explicitamente referido no conjunto de medidas do governo é a promoção da chamada literacia mediática, intervindo, nomeadamente, nas escolas. Ora, é pertinente salientar que, no Entre Margens, já temos vindo a dar passos concretos nesse domínio. E é, aliás, oportuno referir a deliberação recente da Câmara Municipal de Santo Tirso de renovar o protocolo de cooperação com a Cooperativa Cultural de Entre os Aves, proprietária do Entre Margens, que tem como objetivo “a realização de atividades nas áreas editoriais, de promoção da cultura e da literacia”. Tal protocolo contempla um apoio financeiro significativo e revela uma adequada interpretação, por parte do executivo municipal, do papel do estado neste domínio, em antecipação às decisões do governo. Saliente-se, também, que a circunstância de ser a Cooperativa Cultural uma entidade sem fins lucrativos é determinante neste apoio.

Importa ainda salientar que, como empresa, a Cooperativa Cultural tem os seus quadros reduzidos à expressão mínima (um jornalista), contando com o apoio continuado, em regime de voluntariado, de vários colaboradores com textos de opinião e outros e de cooperadores no trabalho gráfico e na gestão administrativa. Obrigado a todos. É esta dimensão mínima, que tem permitido a sobrevivência do jornal mas é, também, um entrave à expansão do jornal.

Por tudo, será sempre bem-vindo todo o apoio que vier por bem e que possa contribuir para a consolidação e desenvolvimento do Entre Margens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × 5 =