Sonoridades ‘mergulha’ Vila das Aves na onda da nova música portuguesa

ATUALIDADE DESTAQUE

Festival “Sonoridades” regressa ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves de 1 a 4 de maio com concertos de Cachupa Psicadélica, B Fachada, Miss Universo e Bia Maria que vai partilhar o palco com Grupo Coral de Vila das Aves.

O primeiro fim de semana de maio, Vila das Aves vai ser inundada por uma onda de nova música portuguesa. De quinta, dia 1, a domingo, dia 4, o Centro Cultural de Vila das Aves vai receber concertos de Cachupa Psicadélica, B Fachada, Miss Universo e Bia Maria para uma edição do “Sonoridades” cujo cardápio que navega entre nomes consagrados e a novidades mais entusiasmantes.

A abrir o certame, quinta-feira, dia 1, feriado, pelas 18h30, Cachupa Psicadélica traz a Vila das Aves o espírito da ilha de São Vicente, em Cabo Verde, filtrado pela mente de um jovem que se apaixonou pelo rock de Seattle, na adolescência, e conduziu daí a sua exploração musical. Com dois álbuns em carteira, e possivelmente novidades a caminho, Cachupa Psicadélica promete incendiar o Centro Cultural.

O Sonoridades segue viagem sexta-feira, dia 2, pelas 22 horas, com B Fachada, nome maior da cena alternativa nacional. Desde 2007 tem-se notabilizado por um espantoso, e até certo ponto impiedoso, ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone e baralha as expetativas.

Para sábado, dia 3, também às 22 horas, é a vez dos Miss Universo subirem ao palco avense, trazendo consigo um disco que casa tradição e vanguarda. Uma espécie de janela sonora aberta ao cancioneiro revolucionário com a dose certa de contemporaneidade.

Bia Maria vai encerrar o festival acompanhada em palco pelo Grupo Coral de Vila das Aves.

A fechar o cartaz do certame, domingo, dia 4, pelas 18h30, está agendo o concerto de parceria com a comunidade, juntando Bia Maria ao Grupo Coral de Vila das Aves. A artista assinou, no final do ano passado, um disco pop comunitário que marca a inflexão entre o ambiente sonoro onde cresceu – entre canto popular, fado e bossa nova – e a voracidade pelo mundo através de letras perspicazes e afiadas.

Parte integrante do programa do festival está ainda uma proposta para os mais jovens e famílias. Em “Costurar Cantigas e Histórias”, através de histórias cantadas, as crianças terão a oportunidade de escutar ao vivo, num alinhamento recheado de temas tradicionais, canções, histórias, lengalengas, do aqui e do agora, interpretadas pelos personagens da Costureira e do Alfaiate de Canções.

Os bilhetes para os concertos do “Sonoridades” têm o custo de 3 euros e podem ser adquiridos online através do endereço stirso.bol.pt ou presencialmente no balcão do Centro Cultural de Vila das Aves e da Loja Interativa de Turismo. O espetáculo para crianças tem entrada livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twelve − eleven =