Padre José Carlos Sá tomou posse como pároco de Vila das Aves

ATUALIDADE

Novo pároco assume os destinos da paróquia de São Miguel das Aves sucedendo aos 40 anos de serviço do Padre Fernando Abreu.

O Padre José Carlos Sá tomou posse, na tarde deste domingo, como novo pároco de Vila das Aves, sucedendo ao Padre Fernando de Azevedo Abreu que esteve durante quase 40 anos à frente dos destinos desta paróquia. “Vamos fazer caminho juntos”, disse prometendo uma pastoral paroquial diferente do seu antecessor.

Em virtude da situação pandémica que vivemos, a tomada de posse não pôde contar com a igreja cheia, mas ficou rapidamente com a sua lotação esgotada, tendo muitos paroquianos que ficar no adro da igreja a ouvir a cerimónia, pela instalação sonora colocada para o efeito, tendo tido oportunidade de assistir à chegada do novo pároco ladeado pelos escuteiros locais.

A celebração começou com a leitura da carta de nomeação do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, datada de 19 de julho de 2020, bem como com o juramento do novo pároco para o exercício das novas funções. Em nome do Conselho Económico Paroquial de Via das Aves, Eugénia Dias, deu as boas vindas em nome de toda a comunidade, acolhendo o novo pároco como “nosso novo pastor”. Recebeu, simbolicamente, as chaves da igreja matriz mas pretendendo significar que agora, o Padre José Carlos Sá tem à sua disposição “as chaves das nossas casas” e sobretudo “as chaves para chegar ao coração de toda a comunidade”. “Anime e fortaleça a nossa fé”, pediu a responsável ao sacerdote que depois de receber também ramos de flores percorreu a igreja e benzeu todos os presentes.

A celebração, além de contar com a presença do Arcipreste de Famalicão, o Padre Francisco Carreira, contou com o Padre Abel Maia e com o Padre Comboniano, Alberto Vieira.

José Carlos Sá, na homilia, disse que assumir a paróquia avense “é uma grande responsabilidade”, considerando que acumula funções com mais duas paróquias, Sequeirô e Lama. Confessou que pediu ao Arcebispo “para não vir para as Aves”, mas acabou por ceder ao pedido de D. Jorge Ortiga. De forma simples e direta disse “não ter vocação para ser gestor”, mas antes para “ser pároco, ou seja, para evangelizar”. “Faz mais falta a palavra de Deus, do que ritos, hábitos e tradições que apenas enchem espaço”, enfatizou, continuando, afirmou que “o centro deve ser a Palavra e falar de Jesus, pois é isso que dá sentido à nossa pastoral”.

Com a sua família presente, nomeadamente a sua mãe, com quem vive, o padre José Carlos Sá citou o evangelho do dia, quando disse que Jesus veio ao mundo “não para trazer açúcar, mas sal, ou seja, para ser provocador” e para que a ação do cristão não se baseie apenas em palavras, mas em ações. “Se Jesus, que é Deus, tornou-se no mais humilde e simples ser humano, é este o projeto pastoral que trago para a Vila das Aves, ou seja, que não estejamos à espera que Deus resolva os nossos problemas, mas que sejamos nós a fazê-lo”.

“Podem contar comigo”, garantiu, para logo dizer que “não é o padre a figura central, mas sim a comunidade da Vila das Aves a que agora me orgulho de pertencer”. Consciente da diferença que os avenses vão sentir, pois pela primeira vez não têm um pároco “em exclusivo”, disse esperar “ajuda, tolerância e paciência, porque não poderei estar aqui o tempo todo”.

Depois de já ter deixado orientado o destino das instituições sociais da paróquia, agora a prioridade imediata é a “catequese para as nossas crianças”, prometendo que, com o tempo, irá conhecer e acompanhar os restantes grupos e movimentos paroquiais. “Vamos fazer caminho juntos”, prometendo mudanças, seguindo as palavras do Papa Francisco.

Já no final da celebração e depois de assinada a ata de tomada de posse, o Arcipreste de Famalicão, o Padre Francisco Carreira congratulou o novo pároco para a sua vontade de mudança, apontando que “temos de ser ousados e mudar a forma de evangelizar as comunidades”, mas neste processo não conta apenas o padre, mas “todos os cristãos, ou seja, a comunidade. Dirigindo-se ao colega, apelou à sua “juventude e criatividade missionária”, pedindo a sua oração pelos novos paroquianos, mas também que estes rezem pelo novo pastor. “Se ele errar, porque vai errar, perdoai-o e amai-o, pois ele agora também é parte da vossa família”, apontou o arcipreste. A celebração terminou com a informação de que, de imediato, a Vila das Aves passará a ter a sua celebração eucarística vespertina, ao sábado, pelas 17 horas, ao passo que a missa dominical será às 10h30.

Gratidão ao Padre Fernando Abreu

Apesar de ausente, o padre Fernando Azevedo Abreu não foi esquecido na hora de passar o testemunho. A doença oncológica diagnosticada subitamente em Janeiro deste ano precipitou a saída do homem que esteve quase 40 anos como pároco desta comunidade.

Eugénia Dias, do Conselho Económico Paroquial, disse que a Vila das Aves “nunca saberá agradecer o suficiente” ao padre Fernando. Já o padre José Carlos Sá falou do seu antecessor como “um amigo”, a quem sempre ajudou nas confissões e, mais recentemente, durante a sua convalescença à cirurgia a que foi sujeito, substituindo-o em algumas celebrações. Disse “pensar de forma muito diferente da do padre Fernando, mas por quem tem grande respeito”.

Finalmente, o Arcipreste famalicense falou do anterior pároco como um homem que “deu tanto de si a uma paróquia”, pedindo uma calorosa salva de palmas de toda a assembleia em sinal de “gratidão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

thirteen + 19 =