Palheta Bendita de regresso este fim de semana

ATUALIDADE

Concertos, feira de instrumentos, oficinas, bailes e palestras, fazem parte do programa da 12ª edição, que decorre de 21 a 23 de setembro. 

A música tradicional portuguesa volta a estar em destaque em Santo Tirso. De 21 a 23 de setembro, a 12ª edição da Palheta Bendita promove a música portuguesa com o objetivo de valorizar tocadores, construtores, dançadores, assim como o património material e imaterial que lhes está associado.
Indo ao encontro deste objetivo, o programa conta com um conjunto vasto de atividades que promovem o contacto com técnicas de execução tradicionais, a construção e manutenção de instrumentos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, “ esta é uma iniciativa importante, na medida em que procura não deixar cair no esquecimento um conjunto de técnicas e de instrumentos tradicionais, preservando um património cultural muito relevante e com tradição na região, como a gaita-de-foles”.
Em termos musicais, a aposta desta edição vai para os concertos da Velha Gaiteira, dia 21, pelas 22h00, e do Trio de Pedro Caldeira Cabral, dia 22, à mesma hora. Já no domingo, pelas 16h00, tem lugar o baile, um convite à dança, extensível a toda a comunidade e aos grupos de folclore do concelho em particular, com a participação do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto e da Chulada da Ponte Velha. Concertos e baile decorrem na Quinta de Fora.
Em termos de atividades paralelas, no dia 21, tem lugar pelas 21h00, na Quinta de Fora, a palestra “Gaiteiros de Coimbra com António Freire”, já a partir da meia-noite a festa faz-se no bar Carpe Diem com os Dj’s “Gaiteirinho” e “Chega na Hora”.
No dia 22, sábado, há oficinas de afinação de gaita-de-fole, técnica de gaita-de-fole em Coimbra, técnicas de cavaquinhos portugueses, oficina de construção de instrumentos à la minute e contradanças do Douro, a partir das 14h00, na Escola Agrícola e na Fábrica de Santo Thyrso. A participação nas oficinas tem um custo de 5€, a inscrição deve ser feita através do email palheta.bendita@gmail.com. A partir da meia-noite há foliada, jam session e baile improvisado na Associação Amigos do Sanguinhedo.
Em paralelo, a Quinta de Fora recebe a Feira de Construtores, sábado, entre as 14h00 e as 23h00, no domingo, entre as 14h00 e as 18h00.
À exceção das oficinas, a entrada nas atividades é gratuita, sendo, no entanto, necessário o levantamento de bilhete para o concerto do Trio de Pedro Caldeira Cabral, na Loja Interativa de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight − 5 =