Governo anuncia medidas mais restritivas para o fim de semana

ATUALIDADE

Restaurantes voltam a funcionar apenas em regime de entregas ao domicílio após as 13h e o recolhimento obrigatório mantém-se. António Costa anunciou medidas mais restritivas para o fim de semema, com possibilidade de serem revistas durante a próxima semana.

Face ao aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias, o Governo adotou novas medidas para combater a pandemia. Apenas 25 concelhos não se encontram na lista de municípios abrangidos por estas medidas.

No fim de semana de 9 a 10 de janeiro, é proibida a circulação entre concelhos em todo o território nacional e há obrigatoriedade de recolhimento às 13h em todos os concelhos, exceto os de risco moderado. Neste grupo inserem-se 25 concelhos por terem um rácio inferior a 240 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas, ou seja, o grau mais baixo da classificação de quatro níveis utilizada pelo Governo.

Os concelhos do Vale do Ave (Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Guimarães e Vizela) são abrangidos por estas medidas mais restritivas. Neste contexto, o comércio passa a abrir portas às 8h e a fechar às 13h durante o fim de semana e os restaurantes, a partir das 13h, só podem funcionar através de entrega ao domicílio. Ainda assim, os estabelecimentos que já abriam antes das 8h podem continuar a fazê-lo.

Na próxima terça-feira decorrerá uma reunião com epidemiologistas no Infarmed, mas face à situação em que o país se encontra e conforme o que se verificar nos próximos dias, António Costa informa que pode não esperar pelos resultados da reunião e avançar de imediato “com novas decisões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

fifteen − five =