Escola São Rosendo recebe hospital de campanha

ATUALIDADE

A estrutura hospitalar, com capacidade para 63 camas, distribuídas pelos dois pavilhões, será gerida pelo Centro Hospitalar do Médio Ave, que fornecerá os profissionais de saúde e o material hospitalar.

A câmara municipal de Santo Tirso instalou na Escola S. Rosendo um hospital de campanha com o objetivo de alargar a resposta à doença causada pelo novo coronavírus. Uma parceria entre autarquia e o Centro Hospitalar do Médio Ave, que serve uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes, residentes nos municípios de Santo Tirso, Famalicão e Trofa.

No total, contam-se 63 camas, distribuídas por 11 enfermarias (antigas salas de aula) e dois pavilhões (A e B), disponíveis para receber, em situação de emergência, doentes referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, sob coordenação do Centro Hospitalar do Médio Ave e das autoridades de saúde.

“A câmara está a acompanhar a evolução da doença no país e em território municipal e, em cada momento, avalia a necessidade de adotar novas soluções e medidas, não de uma forma reativa, mas preventiva, para dar a melhor resposta possível às necessidades que se colocam no terreno”, sublinha Alberto Costa, autarca tirsense, citado em nota de imprensa.

Com o diálogo constante com as autoridades de saúde e proteção civil, as medidas estão surgir no terreno sob o lema da prevenção dos cenários futuros da evolução epidemiológica.

“Como já se percebeu, o combate à pandemia não é uma corrida de 100 metros, mas antes uma longa maratona, para a qual temos todos de estar preparados e mobilizados, para que possamos estar também todos a remar no mesmo sentido, que é o de defender as populações e enfrentar com todos os meios ao nosso alcance a doença”, defende Alberto Costa, para quem “a resposta ao complexo problema de saúde pública não pode ser dada com medidas avulso e casuísticas, mas antes articuladas e ponderadas com um conjunto alargado de entidades com responsabilidades públicas”.

“Se Todos Cuidarmos de Todos, vamos, com toda a certeza, resistir melhor e vencer a pandemia”, conclui o presidente da câmara municipal de Santo Tirso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − 3 =