Ensino básico conclui ano letivo com ensino à distância. Exames do 9º cancelados e do secundário adiados.

Conselho de Ministros anunciou que o terceiro período para o ensino básico se inicia a 14 de abril, sem atividades letivas presenciais. Exames Nacionais do 9º ano foram cancelados. Ensino secundário vai regressar às aulas presenciais apenas para disciplinas sujeitas a exame específico. Exames de acesso ao ensino superior adiados para julho (1ª Fase) e setembro (2ª Fase).

O ano letivo vai mesmo ser concluído sem atividades letivas presenciais, já que as escolas se vão manter fechadas. Para os alunos do ensino básico, o terceiro período terá início a 14 de abril, no entanto, foram canceladas provas de aferição e exames nacionais do nono ano.

A Tele-escola passará a funcionar a partir do dia 10 de abril, na RTP Memória.

No que diz respeito ao ensino secundário, o primeiro-Ministro, António Costa, revela que se mantém em aberto a possibilidade dos alunos voltarem às aulas presenciais mediante as condições que se verificarem no mês de maio.

Segundo, António Costa, se for possível o regresso a atividades letivas presenciais, isso acontecerá apenas para alunos do 11º e 12º ano e para as disciplinas sujeitas a exame específico para o acesso ao ensino superior.

Contudo, ressalva o primeiro-Ministro, as aulas devem decorrer com o respeito das regras de distanciamento e higienização adequadas, sendo obrigatório o uso de máscara até decisão em contrário das autoridades de saúde. Alunos que pertençam a um grupo de risco estarão dispensados de se deslocarem à escola.

Para já, as únicas certezas são o adiamento dos exames nacionais de acesso ao ensino superior. A primeira fase passa a estar agendada para o mês de julho, de 6 a 23, e a segunda fase no mês de setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.