Subsídio camarário para as corporações de bombeiros aumenta 74%

Verba atribuída pelo município de Santo Tirso às corporações de bombeiros de Santo Tirso (Vermelhos), Tirsenses (Amarelos) e de Vila das Aves passa de 23 mil para 40 mil euros.

“Esta é, acima de tudo, uma medida justa que vai permitir garantir um maior grau de operacionalidade das nossas corporações”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O autarca refere ainda que este aumento estava a ser dialogado há já algum tempo, razão pela qual não tinha ainda sido deliberada em reunião de Câmara a atribuição do subsídio anual aos bombeiros. “É uma decisão que estava a ser analisada de forma a perceber qual o compromisso que a Câmara podia assumir. Do diálogo que estabelecemos com as três corporações chegámos à conclusão de que este é um valor adequado, e a atual saúde financeira do Município permite-nos avançar com a medida”, explica.

Carlos Oliveira, presidente dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, em representação das três corporações, destaca “mais do que o valor em si, a disponibilidade demonstrada por parte da Câmara Municipal”. “Estamos satisfeitos, regozijamos pela sensibilidade e vontade demonstrada nos encontros de trabalho que tivemos e que permitiu chegarmos até aqui” refere.

A câmara de Santo Tirso passa, assim, a atribuir um subsídio total anual de 120 mil euros aos bombeiros das três corporações do concelho: Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Bombeiros Voluntários Tirsenses e Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.

A este valor somam-se outras verbas concedidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, entre as quais se destaca o financiamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), para garantir uma prontidão na resposta às ocorrências de socorro à população.

O Município garante ainda apoio através da atribuição de bolsas de estudo e de seguros, bem como benefícios através do Cartão Municipal do Bombeiro, criado em 2017, e que permite aos bombeiros ter acesso a isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, e acesso gratuito a iniciativas de caráter desportivo e cultural promovidas pela Câmara de Santo Tirso.

Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro podem ainda contar com uma redução de 50 por cento nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.