Carta ao diretor

ATUALIDADE

(Publicada na edição de 27 de setembro do Entre Margens)

O Novo Parque do Amieiro Galego e atriste realidade nos dias de hoje

Neste verão que agora terminou, fui quase todos os dias ao Novo Parque do Amieiro Galego. De garrafão vazio nas mãos para encher na nascente da água sulfurosa do Amieiro Galego, transpunha os 144 degraus para transportar desta água para casa.

Mas para quem, como eu, conheceu o Amieiro Galego antes de 2009 e acompanhou de perto os processos de aquisição de terrenos e também os trabalhos realizados para que aquele espaço pudesse ser uma realidade como parque público, propriedade da Junta de Freguesia de Vila das Aves desde 23de dezembro de 2009, data da 1ª escritura de aquisição de terreno, quero publicamente dizer, que, como avense, não posso aceitar aquilo que observo no atual Novo Parque do Amieiro Galego. Desde já informo, para que não restem dúvidas, que realizei, obviamente, o meu registo fotográfico.

Assim,não posso aceitar:

  • o total abandono a que este espaço foi deixado pelo atual executivo de freguesia, principalmente pelo atual Presidente de Junta a quem compete zelar pelos bens da freguesia;
  • a total falta de limpeza. Não falo de situações pontuais, falo da completa falta de limpeza por todo o parque e, ainda mais grave, durante todo o Verão;
  • que não tenha havido um mínimo de preocupação em manter verde, o que já é verde por natureza. Agora, não venham desculparem-se e dizer que foi por falta de água;
  • o enorme desleixo que por ali vai. Por exemplo, será possível que aquele quadro de informações à entrada do parque, ainda tenha afixado um cartaz a anunciar um evento realizado no verão de 2016 e também a inauguração do Parque Infantil, realizada em dezembro de 2014?

Também, desde o primeiro ao último degrau até junto da nascente da água sulfurosa, pude verificar o total descuido e a falta de limpeza:

  • lixo acumulado nos degraus e zonas circundantes;
  • coriscas de tabaco às centenas, principalmente no último patamar junto ao rio;
  • garrafas de cerveja, latas de refrigerantes e outros lixos espalhados que iam desde o parque de estacionamento, às escadas, às mesas de piquenique, à nascente da água sulfurosa, prolongando-se mesmo, até ao rio Ave;
  • falta de gradeamento junto à margem esquerda do rio Ave, numa zona atingida pelas últimas cheias;
  • o enorme silvado existente a poente do parque;
  • a iluminação bastante prejudicada e zonas sem qualquer iluminação, onde já existe a instalação de pontos de luz;
  • caixotes do lixo com as tampas arrebentadas;
  • os mastros para bandeiras… despidos, etc, etc.

Que terãopensado os Avenses e muitos dos nossos emigrantes e turistas que por alipassaram ao verem tamanho desmazelo?

Tentei resistirpara não falar publicamente sobre este assunto.

Mas, quem meconhece, sabe que nestas questões, como em muitas outras que digam respeito ànossa Vila, é-me difícil ficar calado.

Neste caso concreto, acho que qualquer avense com um mínimo de espírito bairrista, estará de acordo comigo e também reconhecerá que a Vila das Aves merece muito mais.

Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, paraterminar esta minha missiva, permita-me perguntar:

O Novo Parque do Amieiro Galego, atualmente o único espaço de lazer à beira-rio na Vila das Aves, não faz parte dos seus projetos e planos deatividade para uma Vila melhor?

Há razões deforça maior que o impedem de, no mínimo, manter o Amieiro Galego um espaço delazer igual àquele que “herdou” como presidente da Junta?

Atualmente arealidade política partidária de Vila das Aves e do executivo camaráriotirsense, não lhe dá certos privilégios e outros apoios financeiros que possamdar ao Novo Parque do Amieiro Galego um “cheirinho” dos parques dacidade?

Pois é…,politiquices partidárias à parte, Santo Tirso já tem… o Parque da Rabada, oParque da Ribeira do Matadouro, o Parque D. Maria II e, em construção, o Parqueda Quinta de Gião (falamos em quantos milhões de euros de investimento?!).

Já agora,por vontade de um Presidente da Câmara de Santo Tirsona década de 80, porcoincidência o atual presidente da CMST, os avenses tambémtêm (há mais de 30 anos),uma promessa eleitoralista de um parque noVerdeal. Até hoje, simplesmente um parque virtual.

Mas, para que conste, pois creio que muita gente ilustre desconhece a nossa história, Vila das Aves tem o Novo Parque do Amieiro Galego por persistência e “Vontade do Povo”.

Vila das Aves, 24 de Setembro de 2018 Carlos Valente

(Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves de 2002 a 2013)

Foto de 23 de setembro de 2018
Amieiro Galego num passado recente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 + nine =