Carnaval: Espírito ‘folião’ invade o Vale do Ave

DSCF9116

Fim de semana alargado de Carnaval arranca já hoje, sexta-feira, e estende-se até terça, com celebrações em Santo Tirso, São Tomé de Negrelos e Roriz.

Na sede de concelho, as festividades abrem na tarde de sexta com o mega desfile das escolas, onde milhares de crianças invadem as ruas trajadas de personagens literárias, das telas de cinema e das histórias de encantar. Na noite de 12, segunda-feira, a câmara municipal organiza um desfile de mascarados com a participação de mais de uma dezena de entidades e associações tirsenses. A junta da União de Freguesias de Santo Tirso Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães organiza um concurso de mascarados com a oferta de prémios e fotografia aos vencedores.

Na Vila das Aves, o agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, também na tarde de sexta, organiza por intermédio das associações de pais e estudantes, um baile de máscaras que decorre no Polivalente da EB 2,3 das 17 às 19 horas. A comunidade escolar da Básica de São Tomé também desfilará pelas ruas de Negrelos a partir das 14h30 sob a temática do circo.

Naquele que será o maior cortejo de carnaval do concelho, domingo, dia 11, os carros alegóricos saem às ruas de São Tomé de Negrelos. A partir das 14 horas, o cortejo que têm como Reis Lídia Soares e Renato Coelho inicia o percurso na Rua do Tacheiro, efetuando o percurso habitual que termina na Rua do Moinho do Paço. No final, subirá ao palco o reconhecido Zé Amaro para fazer a festa com todos os participantes e espectadores do cortejo.

Em Roriz, apesar das dificuldades na angariação de fundos para que o tradicional cortejo de Fontão se realizasse, a tradição não morrerá. Na Terça-feira de Carnaval, a partir das 15 horas, as ruas da vila serão invadidas por um grupo de mascarados que sairá de Fontão e fará passagens pela Ribeira, Costa, Coutada e Cartomil, na tentativa de acumular o maior número de foliões possível, mantendo a tradição viva. A festa terá continuidade à chegada com a atuação de um grupo de bombos.