Funeral: familiares revoltados “retêm” Pároco

IMG_7130

Padre Fernando Abreu queria marcar a realização do funeral para sábado, devido à visita pastoral do bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida a Vila das Aves esta Sexta-feira.

Os familiares do defunto não aceitaram a proposta do Pároco para que o funeral se realizasse no Sábado, dia 20, ao invés do que aconteceria em situação normal, em que a cerimónia se realizaria no dia 19. O programa da visita pastoral para sexta-feira, anunciado de ante-mão, inviabilizaria a utilização da Igreja Matriz para as cerimónias fúnebres.

A família argumenta a impossibilidade da realização no Sábado porque alguns membros tinham viagens marcadas para a Austrália, solicitando ao Pároco que autorizasse que as cerimónias fúnebres fossem presididas por um outro padre. Esta proposta foi recusada pelo Pároco da freguesia, que admitia, no entanto, que o funeral se realizasse noutra paróquia.

Após tomarem conhecimento da recusa, os familiares terão decidido reter o Padre Fernando Abreu no Cartório Paroquial. A GNR, chamada ao local, acabou por servir de mediador entre a família e o Pároco que acabaram por chegar um acordo. O funeral será realizado na sexta-feira e presidido pelo próprio bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.

(Mais informações na próxima edição do Entre Margens)