D. Nuno Almeida faz visita pastoral em Vila das Aves

igreja_matriz_vila_aves

A paróquia de Vila das Aves vai viver um ambiente de festa com a visita pastoral de D. Nuno Almeida, bispo auxiliar bracarense, na próxima sexta-feira, dia 19 e no domingo, dia 21. A assembleia paroquial na noite de sexta e a Eucaristia com a celebração do crisma no domingo de manhã são os pontos altos desta visita.

Está previsto, D. Nuno Almeida chegar a Vila das Aves cerca das 9h30 com visita à igreja matriz, seguida de visita aos cemitérios. Meia hora depois segue-se uma visita à Junta de Freguesia para apresentar saudações aos novos órgãos autárquicos, cujo executivo é agora liderado por Joaquim Faria, tendo como presidente da Assembleia de Freguesia, Jorge Machado.

Às 10h30 tem lugar a deslocação ao Lar Familiar da Tranquilidade, uma instituição particular de solidariedade social presidida pelo pároco, sendo que após o acolhimento decorrerá uma Eucaristia, onde será também administrado o sacramento da Unção dos Doentes. O almoço decorrerá nas instalações desta IPSS, com assinatura do livro de honra e fotografia com os membros da direção, funcionários e voluntários.

Já da parte da tarde acontecerá a visita aos dois mosteiros existentes em Vila das Aves, ou seja, o da Visitação e o das Clarissas Adoradoras. Entre as 15 e as 16 horas está previsto a visita aos doentes e cerca das 16h15, D. Nuno Almeida visitará a outra IPSS tutelada pela paróquia, o Patronato Cento Social.

Às 17 horas desloca-se ao lugar de Cense para um encontro com os alunos da Universidade Sénior de Vila das Aves e no mesmo lugar visita o seu Centro Pastoral. Já às 18 horas passará pela capela de Santo André de Sobrado onde poderá admirar a recente obra de restauro que lá teve lugar. Uma hora depois, junto da residência paroquial, D. Nuno Almeida terá ainda oportunidade de visitar o museu eclesiástico e o eco-museu, com assinatura do livro de honra e posterior jantar.

A terminar o primeiro dia, um dos pontos altos da visita, com a Assembleia de paroquianos, a realizar pelas 21 horas no salão de festas do Patronato e onde deverão marcar presença não só os crismandos mas todos os adolescentes, jovens, escuteiros, zeladores, acólitos, coralistas, grupos bíblicos, grupos semeadores de esperança, conselheiros, movimento paroquial, equipa sócio-caritativa e ministros extraordinários da comunhão.

No sábado, dia vinte às 10 horas, haverá confissões para os crismandos e neste dia não haverá catequese infantil.

No domingo, dia vinte e um, as crianças dos seis anos de catequese devem estar no salão de festas do Patronato, às 9h45, pois irão acolher o Bispo D. Nuno Almeida que chegará às dez horas, para reunir com todos eles. Às 11h15, terá lugar o ponto alto da visita com a celebração, na igreja matriz, da solene Eucaristia com administração do sacramento da confirmação (Crisma) e que será expressão bem visível da comunhão eclesial avense.

De registar ainda que, nesse mesmo domingo, não haverá a habitual Eucaristia das 8h30.